Curta nossa pagina

sábado, 13 de agosto de 2011

Martinho Lutero: Decreto de Excomunhão Será Exposto em Roma


Pela primeira vez na história, Roma lançará a exposição “Lux in Arcana” com cerca de cem documentos históricos e inéditos para a sociedade, entre eles a bula pontifícia, assinada pelo Papa Leão X “Decet Romanum Pontificem”, documento que decretou a excomunhão do teólogo alemão Martinho Lutero, em cujos ensinamentos se iniciou a Reforma Protestante.
A exposição que ocupará o museu da prefeitura de Roma será aberta em fevereiro de 2012 por ocasião dos 400 anos da criação desses arquivos, em 1612, pelo Papa Paulo V.
Durante a exposição de documentos dos Arquivos do Vaticano, além do decreto que selou a ruptura completa de Lutero com Roma, levando a guerras de religião fratricidas na Europa, serão apresentados atos e manuscritos da bula papal, todos com grande importância para a história da Igreja Católica Romana, como o que destituía um imperador do século XII até documentos sobre a Segunda Guerra Mundial.
Outra bula que será exposta é a “Dictatus Papae”, de Gregório VII, publicada em 1075, com vinte e sete axiomas que estabeleciam que o pontífice era o imperador do Sacro Império, senhor absoluto da Igreja e do mundo, e que a Igreja romana não erra e jamais errará.
A mostra permanecerá aberta por sete meses e foi apresentada em junho pelo número dois do Vaticano, o secretário de Estado Tarcisio Bertone, que reconheceu que se trata de um evento especial, já que saem excepcionalmente do palácio apostólico a fim de chegar a um público mais amplo.

The Christian Post

Nenhum comentário: