Curta nossa pagina

sexta-feira, 22 de março de 2013

Papa Francisco defende união civil gay, diz New York Times


Embora o Papa Francisco tenha se declarado contrário ao casamento gay, afirmando se tratar de um “ataque destrutivo ao plano de Deus”, o jornalão americano The New York Times afirma que o Papa já defendeu a união civil gay e que deve abrir o catolicismo para a questão.
A matéria afirma que o Papa, quando cardeal em Buenos Aires, defendeu que a Igreja se posicionasse favoravelmente à união civil entre homossexuais, mas sua proposta foi rejeitada no colegiado. “A Argentina estava à beira de aprovar o casamento gay e a Igreja Católica Romana estava desesperada para impedir que isso acontecesse. Isso levaria dezenas de milhares de seus seguidores em protesto nas ruas de Buenos Aires. Mas, nos bastidores, o cardeal Jorge Mario Bergoglio, que liderou a acusação pública contra a medida, falou em uma reunião de bispos em 2010, e defendeu uma solução bastante não ortodoxa: a de que a Igreja na Argentina apoiasse a ideia de uniões civis para casais gays”, diz o artigo.
Durante o encontro, a maioria dos bispos votou a favor da anulação da proposta e foi a única derrota do mandato de seis anos de Bergoglio como chefe da Conferência dos Bispos da Argentina, o que jogou a Igreja contra a lei do casamento gay.
Segundo o biógrafo oficial do papa, Sergio Rubin, Bergoglio veria a união civil como a opção “menos pior”, por considerar o casamento apenas como a união entre homem e mulher.
“Ele ouviu meus pontos de vista com uma grande dose de respeito”, disse Marcelo Márquez ao NYT, líder dos direitos dos homossexuais e teólogo argentino que escreveu uma carta ao Cardeal Bergoglio, e, para sua surpresa, recebeu um telefonema dele menos de uma hora depois. “Ele me disse que os homossexuais precisam ter direitos reconhecidos e que apoiava uniões civis, mas não casamentos do mesmo sexo.” O ativista também afirmou que encontrou duas vezes com Francisco para discutir como a teologia católica poderia apoiar os direitos civis de homossexuais.
Enquanto isso nos Estados Unidos…
É grande o número de americanos que aprovam o casamento gay nos últimos 20 anos. O apoio de artistas e políticos — Lady Gaga, Madonna, o ator e diretor de cinema Clint Eastwood, Barak Obama, Hillary Clinton, antigos funcionários que serviram na administração do presidente George W. Bush, como o ex-subsecretário de Defesa Paul Wolfowitz; o ex-secretário de Segurança Interna Tom Ridge; o ex-secretário de Comércio Carlos Gutiérrez; o ator Justin Long, namorado de Drew Barrymore; o rapper Eminem, entre tantos – fez crescer para 58% a aprovação da população americana ao casamento gay. A pesquisa foi feita pela emissora ABC e pelo jornal Washington Post – em 2004, a porcentagem apontava 32%. No entanto, apenas 10 estados americanos possuem lei de casamento gay. A Suprema Corte vai analisar dois processos que podem culminar com a aprovação nacional do casamento gay ainda este mês.
Enquanto isso na Alemanha…
Um fato inusitado chamou atenção. A Federação Alemã de Futebol (o que seria a nossa CBF) publicou uma cartilha que incentiva jogadores gays a saírem do armário. O autor da ideia é Gerd Dembowski, sociólogo e consultor da instituição. “O guia será para os jogadores, para dirigentes e técnicos e pretende mostrar como eles podem assumir sua opção sexual e como agir com a pressão da mídia. Mas também serve para ajudar os dirigentes e técnicos sobre como lidar com a situação. Acredito que brevemente muitos jogadores vão se assumir”, disse Dembowski.

Nenhum comentário: