Curta nossa pagina

domingo, 31 de julho de 2011

Abandono de crianças preocupa igreja

Luanda – O pastor da igreja Tocoista, Rafael Carlos, mostrou-se preocupado com o fenómeno abandono de menores, em declarações prestadas à Angop nesse, domingo, em Luanda.

Por ocasião do Dia da Mulher Africana, a assinalar-se hoje, 31 de Julho, o líder religioso indicou à pobreza, à violência doméstica, o consumo excessivo de álcool e de drogas como principais causas deste mal social.

Referiu que muitas crianças, entre os cinco e 15 anos de idade, são encontradas, com frequência, nos mercados, ruas e contentores de lixo, depois de terem sido abandonadas pelos seus familiares ou de terem fugido de casa devido aos maus tratos.

Com vista a combater o fenómeno, adiantou que a igreja trabalha em parceria com o Instituto Nacional da Criança (INAC), Ministério da Família e Promoção da Mulher e a Polícia Nacional no aconselhamento aos progenitores.

Segundo Rafael Carlos, a maior parte dos menores estão nos mercados onde são interpelados e entrevistados, e as suas respostas canalizadas para o SOS Cazenga, que, de acordo com a gravidade encaminha os menores para o Lar Kuzola.

Defendeu a necessidade de se mobilizar os pais para não abandonarem os filhos e de se adoptar o sistema de planeamento familiar e palestras nas unidades sanitárias.

Fonte: Angop
Postar um comentário