Curta nossa pagina

sábado, 22 de outubro de 2011

Escolas Municipais do Rio de Janeiro Terão Ensino Religioso


As escolas municipais do Rio de Janeiro, terão aulas de ensino religioso, para os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental a partir de fevereiro de 2012.
De acordo com a Agência Brasil, a lei foi sancionada nesta quarta-feira (19) pelo prefeito Eduardo Paes, torna a capital fluminense pioneira no ensino religioso em escolas públicas do país.
A medida diz que os pais ou responsáveis poderão optar se desejam que seus filhos cursem as aulas sobre as várias doutrinas de religião, sendo portanto opcional.

Haverá a possibilidade, portanto dos pais optarem por diversas vertentes e doutrinas religiosas. As opções serão entre aulas das doutrinas católica, evangélica/protestante, afro-brasileiras, espírita, religiões orientais, judaica e islâmica.

Para aqueles que não optarem por este tipo de ensino, a Secretaria Municipal de Educação oferecerá aulas de Educação para Valores, nos mesmos horários.
De acordo com o prefeito Eduardo Paes, a implantação do ensino religioso nas escolas municipais confirma a visão de que a cidade prega a livre escolha do cidadão.

“A gente confirma essa visão do Estado laico, um lugar onde respeitamos a fé de cada um dos indivíduos que estão nas escolas municipais”.
A nova lei abriu espaço para a criação, na capital fluminense, do cargo de professor de ensino religioso.
A Secretaria de Educação anunciou que, em breve, haverá um concurso público para o preenchimento das vagas.

Os professores que quiserem prestar o concurso deverão possuir conhecimentos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia, além daqueles de sua crença, segundo informações da subsecretária de Educação, Helena Bomeny.

Nenhum comentário: