Curta nossa pagina

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Cristãos enceram celebrações dos 494 anos da Reforma Protestante

Aconteceu na noite de primeiro de outubro no templo da Igreja Luterana em Fátima do Sul o culto de encerramento das celebrações dos 494 anos da Reforma Protestante. O dia da Reforma foi dia trinta e um de outubro, as comemorações a principio deveriam ocorrer na orla do Parque Aquático, porém devido ao mal tempo, o evento foi adiado do dia vinte e nove para terça-feira ultima.

O templo da Igreja Luterana, comunidade pastoreada pelos pastores Luciano Gazola e Guilherme Monteiro estava repleto de cristãos das mais diversas denominações existentes em Fátima do sul. Em uma celebração participativa ouve apresentações de ministérios de louvor e coreografias. A mensagem foi trazida por Luciano, pastor local, o qual com base no Salmo 119 versículo 105, pregou sobre a importância de um retorno aos princípios da Reforma Protestante, sobretudo ao estudo da Escritura Sagrada, a qual deve fulgurar na vida do cristão como sendo lâmpada para seus pés e luz para seu caminho.  Após a mensagem foi sorteada uma Bíblia de Estudo, tendo como ganhadora a metodista Sirlei Carvalho de Lima Souza. Ela respondeu a seguinte questão: Quais são os cinco pontos da Reforma Protestante? Cuja resposta è:

SolaScriptura, SolaGratia, SolaFide, SolaChristus, Soli Deo Gloria. (Só a Escritura, Só a Graça, Só a Fé, Só Cristo, Só a Deus a Glória).
Além do sorteio da Bíblia de Estudo e de camisetas, foram distribuídas Bíblias para os presentes como um ato concreto da celebração, uma vez que um dos pontos centrais da Reforma era colocar a Bíblia ao acesso do povo, o que se tornou mais fácil devido a Johannes Gutenberg ter inventado a prensa tipográfica, possibilitando assim que as informações e o conhecimento pudessem ser divulgados de forma sistemática.Historiadores afirmam que a Bíblia foi o primeiro livro a ser imprenso.

Neste ano de 2011 participaram das celebrações quatro denominações protestantes históricas e uma pentecostal, a saber:  Igreja Metodista, Igreja Luterana,  Igreja Presbiteriana do Brasil, Igreja Presbiteriana Independente e Igreja do Evangelho Quadrangular. Esperamos que em 2012, o numero de participantes possa aumentar, e que tenhamos uma grande celebração em 2017 por ocasião dos 500 anos da Reforma Protestante, a qual ocorreu em 1517. A explosão da Reforma foi quando na Alemanha, o monge agostiniano Martinho Lutero (1483-1546) afixou na porta da igreja de Wittenberg, onde era mestre e pregador,  95 Teses as quais, entre outras coisas, condenavam a prática da venda de indulgências.  O ato de Lutero foi um desafio para um debate teológico, coisa comum a época. As “teses” deveriam ser vistas como “pontos a serem debatidos” em uma plenária por professores e estudantes.  Provavelmente as famosas 95 Teses de Lutero foram escritas originalmente em Latim, e  não em alemão (língua original do Reformador). Soli Deo Gloria.

Informou: Pastor José do Carmo da Silva – Pr. Zé do Egito

Fonte: FatimaNews

Nenhum comentário: