Curta nossa pagina

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Laos: Polícia prende líder cristão após conversão de 300 fiéis


A polícia laosiana prendeu o líder cristão Bountheung, do vilarejo de Nongpong, na Província de Borikhamxai (Laos central). A acusação é ter "convertido 300 laosianos à fé cristã". Como referido pela agência Fides, a detenção ocorreu uma semana atrás, depois que em outras duas ocasiões, no mês de agosto, o líder tinha sido convocado e interrogado pelas autoridades locais. As perguntas verteram sobre sua fé e sobre a conversão de cerca 300 laosianos ao cristianismo, ocorrida em maio passado.

Os 300 fiéis, todos do vilarejo de Nongpong, após terem visto e conhecido o homem, que há mais de 10 anos seguia a fé cristã, decidiram livremente aderir ao cristianismo. Isso alarmou as autoridades locais. A ordem de prisão contempla também a expulsão de Bountheung do vilarejo e intima os 300 cristãos residentes em Nongpong a renunciarem à sua fé cristã em troca do direito de continuar a viver no vilarejo.

Segundo a Ong "Human Rights Watch for Lao Religious Freedom", a ordem viola um direito de cidadania, já que Bountheung vivia e trabalhava no vilarejo, e é regularmente registrado junto com os outros 300 como "residente permanente". Além do mais, acrescenta a ONG, o procedimento viola do direito de aderir a qualquer religião se escolha, garantido pela Constituição do Laos.

Em outro vilarejo, Nahoukou, cerca 40 quilômetros da cidade de Savannakhet, na mesma província, as autoridades locais interrogaram Tongkoun Keohavong, líder leigo da comunidade cristã da localidade, pedindo-lhe as razões do aumento dos cristãos no vilarejo. Tongkoun explicou que, a partir de fevereiro de 2012, cerca 30 habitantes do local, exercitando o seu direito à liberdade religiosa, abraçaram a fé cristã, entrando a fazer parte da comunidade.

As autoridades ordenaram Keohavong e os demais fiéis a renunciarem à sua fé e interromper os encontros de culto, sob pena de expulsão do vilarejo. (SP)
Autor: Radio Vaticano
Via:www.encontrocomcristo.com.br


Postar um comentário